Uma das maiores preocupações de quem contrata ou troca de plano é a carência.

Mas enfim, o que é carência em planos de saúde? Convidamos o especialista em planos e seguros saúde, Helder Galvão para nos explicar. Vamos lá!

O que é carência?

Carência é o prazo que as empresas de planos de saúde estabelecem para que os usuários possam começar a utilizar os serviços oferecidos pelo plano, como consultas, exames, internações e cirurgias. Esses prazos não são determinados individualmente por cada empresa, mas sim pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que estabelece os prazos máximos que as empresas podem adotar.

Quais são os prazos de carência?

De acordo com a ANS, os prazos máximos de carência são os seguintes:

Isso significa que nenhuma empresa pode exigir prazos maiores do que esses, mas cada uma pode definir prazos menores se assim desejar.

Carência ZERO: Mito ou Realidade?

Sim, a carência ZERO existe e dentro dela, existem várias circunstâncias em que alguns casos podem ter esse benefício. São eles:

  1. Inclusão em planos empresariais com mais de 30 pessoas;
  2. Inclusão em planos existentes por meio de casamento ou nascimento;
  3. Troca de plano dentro da mesma operadora.

O que é doença preexistente?

Uma pergunta comum de quem contrata um plano de saúde é: o que é doença preexistente? Doença preexistente é uma condição de saúde que você já tem conhecimento de ter no momento da contratação do plano. Enfim, para essas doenças, é estabelecida a CPT (Cobertura Parcial Temporária), que impõe restrições a procedimentos de alta complexidade pelo período de dois anos. Essas restrições se aplicam apenas a alguns procedimentos complexos, como cirurgias, exames de alta complexidade e internação em UTI.

Mesmo com uma doença preexistente, consultas e procedimentos simples podem ser utilizados dentro da carência normal, que pode ser de 24 horas, 30 dias ou 180 dias.

Redução de Carência

Muitas pessoas temem a carência ao trocar de plano. Independentemente do tipo de plano que você possui, é possível reduzir a carência, ou seja, comprar carência. A redução de carência não possui custos adicionais, e funciona da seguinte forma: se você possui um plano anterior e uma empresa oferece a possibilidade de mudar para o plano dela com redução de carências, geralmente você não terá carência para consultas, exames, internações e cirurgias. Em casos raros, pode não ser necessário cumprir a carência para doenças preexistentes.

Conclusão.

Espero que vocês tenham gostado deste conteúdo sobre carência em planos de saúde. Se tiverem mais dúvidas ou quiserem saber sobre algum outro assunto relacionado a planos de saúde, antes de mais nada deixem suas sugestões nos comentários. Em breve, voltaremos com mais conteúdos para explicar outros temas complexos que envolvem os planos de saúde. E se você precisar de uma cotação assertiva de um plano de saúde, clique aqui e fale com nossos especialistas. Desde já agradecemos a sua leitura.

Helder Galvão – Especialista em Planos e Seguros Saúde, formado em Marketing e gestão comercial atuando há mais de 16 anos no mercado de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *