Uma Conexão Essencial para a Mente e o Corpo

Em primeiro lugar a depressão, caracterizada pela perda de interesse e prazer em atividades cotidianas, tristeza e baixa autoestima, afeta milhões de pessoas no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (2019), 16,3 milhões de brasileiros sofrem com a doença, ou seja uma parte importante da população.

Embora as causas sejam complexas, a prática de exercício físico surge como um poderoso aliado na prevenção e tratamento da depressão. Diversos estudos nesse sentido comprovam essa relação, como os realizados pelo Professor Felipe Barreto Schuch, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Como o Exercício Físico Combate a Depressão?

Benefícios para Todos:

Mudança de Estilo de Vida:

Profissionais Multidisciplinares:

Para um tratamento eficaz da depressão, é fundamental buscar acompanhamento profissional multidisciplinar, incluindo:

Conclusão

De acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde, é recomendado que adultos façam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa por semana, inclusive quem vive com doenças crônicas ou incapacidade. Para crianças e adolescentes, a indicação é que se pratique uma média de 60 minutos de atividade física por dia. E falando em especialistas se precisar de um plano de saúde que tenha programas saudáveis de prevenção a doenças, clique aqui.

Fonte: SBP – Sociedade Brasileira de Psicologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *