O cigarro eletrônico está cada vez mais popular, mas você sabia que ele pode acelerar o envelhecimento da pele? O uso desses dispositivos provoca diversos danos cutâneos, resultando no que especialistas chamam de vape face. Esse problema já preocupa a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que alerta sobre as conseqüências desse hábito.

🚬 Cigarro Eletrônico:

Como o Vape Afeta a Sua Pele?

O mecanismo de dano do cigarro eletrônico é similar ao do cigarro tradicional. De acordo com a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, após o uso do cigarro ocorre uma vasoconstrição de até uma hora, reduzindo a chegada de oxigênio aos tecidos e diminuindo a atividade celular, o que acelera o envelhecimento.

A dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que esse processo também prejudica a regeneração da pele, deixando-a opaca, amarelada e desidratada. Como os cigarros eletrônicos costumam conter uma quantidade superior de nicotina, seus danos podem ser ainda mais graves.

📉 Cigarro Eletrônico: Pesquisas Revelam o Risco do Cigarro Eletrônico

Um estudo do Instituto do Coração (InCor), da USP, revelou que os níveis de nicotina no organismo de fumantes de vape podem ser até 6 vezes maiores do que os de fumantes de cigarros convencionais. Além disso, um usuário de cigarro eletrônico pode chegar a dar mais de 1.500 tragadas diárias, enquanto um fumante tradicional consome cerca de 200.

🧐 Cigarro Eletrônico: Danos em Série: Como o Vape Impacta sua Beleza

Os cigarros eletrônicos comprometem a produção de colágeno e elastina, essenciais para a firmeza da pele. Os principais impactos incluem:

🔹 Flacidez e rugas: Redução da elasticidade da pele; 🔹 Rugas ao redor da boca e nariz: Os movimentos repetitivos ao fumar aceleram o surgimento de sulcos; 🔹 Pele mais fina e frágil: Maior tendência a manchas e bolsas nos olhos; 🔹 Dificuldade de cicatrização: Risco aumentado de complicações cirúrgicas; 🔹 Agravamento de doenças cutâneas: Acne, rosácea e psoríase podem piorar; 🔹 Risco de câncer de pele: Aumento da propensão ao carcinoma espinocelular; 🔹 Queda de cabelo e unhas fracas: Fios mais finos e quebradiços.

☀️ Sol x Cigarro: Qual Envelhece Mais?

Muitos especialistas afirmam que os danos do cigarro são ainda mais intensos do que os causados pelo sol. Isso porque as substâncias tóxicas do cigarro ficam na circulação sanguínea, atingindo todas as camadas da pele, enquanto os raios UV são externos e de contato temporário.

❌ Existe Solução?

A única forma de evitar esses problemas é parar de fumar. Tratamentos estéticos podem amenizar os danos, mas nenhum procedimento é capaz de neutralizar completamente os efeitos do vape.

Se você se preocupa com a sua saúde e bem-estar, conte com a Help Corretora para escolher um plano de saúde que inclua acompanhamento dermatológico e apoio para abandonar o cigarro. Nossos especialistas estão prontos para ajudar você! 💙💬

📞 Fale com um especialista e encontre o plano perfeito para você!

#HelpNaSaúde #VapeFace #Dermatologia #CigarroEletrônico #CuideDaSuaPele #PlanoDeSaúde

#VapeFace: Como o Cigarro Eletrônico Acelera o Envelhecimento da Pele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp