A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está avaliando a criação de um plano de saúde exclusivo para consultas e exames, sem cobertura para pronto-socorro, internação ou tratamentos complexos. A proposta foi apresentada recentemente e passará por consulta pública e audiência para debater seu impacto.

Como Funcionará o Novo Plano de Saúde para Consultas e Exames?

A ANS pretende testar o novo modelo por dois anos, dentro do chamado sandbox regulatório. O plano terá cobertura apenas para:

Consultas médicas eletivas em todas as especialidades; ✔ Exames laboratoriais e de imagem; ✔ Atendimento primário e secundário;

🚫 O que não estará incluso:

  • Internações e cirurgias;
  • Pronto-atendimento e urgências;
  • Terapias especializadas e tratamentos complexos.

Segundo a agência, a expectativa é que 10 milhões de brasileiros possam ser beneficiados, reduzindo filas no SUS e ampliando o diagnóstico precoce.

Vantagens e Riscos do Novo Modelo

A proposta da ANS promete tornar o acesso à saúde mais acessível financeiramente, mas especialistas alertam para riscos.

🟢 Benefícios:

  • Planos mais baratos e acessíveis;
  • Diagnóstico precoce de doenças;
  • Redução da demanda no SUS.

🔴 Desafios:

  • Ausência de cobertura para emergências e internações;
  • Dificuldade no acesso a tratamentos complexos;
  • Risco de reajustes elevados nos planos coletivos por adesão.

🚨 Especialistas Alertam Sobre a Falta de Cobertura Completa

Para o especialista em Direito Médico Elton Fernandes, a falta de cobertura para emergências pode gerar custos elevados para o consumidor em casos graves.

📌 “Pode parecer uma economia contratar um plano exclusivo para consultas e exames no início, mas em situações graves, os custos serão altíssimos e a cobertura será insuficiente”, alerta o advogado.

Além disso, os planos coletivos por adesão, formato sugerido pela ANS, podem sofrer aumentos anuais acima da inflação. Em 2024, por exemplo, os planos individuais subiram 6,9%, enquanto os coletivos tiveram reajuste médio de 13,8%.

Como Participar da Consulta Pública?

A proposta da ANS está em consulta pública de 18 de fevereiro a 4 de abril, e também será debatida em uma audiência pública no dia 25 de fevereiro.

Não sendo aprovado, os beneficiários terão direito à portabilidade extraordinária, podendo migrar para um plano que atenda às suas necessidades.

Como Escolher o Melhor Plano de Saúde?

Antes de contratar um plano exclusivo para consultas e exames, é essencial avaliar se ele atende todas as suas necessidades de saúde. Se você deseja um plano que ofereça cobertura completa para consultas, exames e internações, clique aqui e consulte um especialista da Help Corretora e encontre a melhor opção para você! 📞💙

#SaúdeSuplementar #PlanodeSaúde #ANS #ConsultaseExames #DireitoàSaúde #HelpCorretora

ANS Propõe Plano de Saúde Exclusivo para Consultas e Exames

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp