Introdução

10 Efeitos Incríveis da Atividade Física na Saúde Mental. Você sabia que os exercícios físicos não apenas mantêm seu corpo em forma, mas também têm um impacto incrível na sua saúde mental? Como já afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS), a princípio a prática regular de exercícios traz uma série de benefícios para a mente e o bem-estar.

Hormônios e Exercícios Físicos

Enfim, veja onde alguns dos hormônios estimulados pela atividade física são produzidos

10 Efeitos Incríveis da Atividade Física na Saúde Mental

Vamos explorar agora, com a ajuda do renomado médico neurologista Marcel Simis, diretor da Associação Paulista de Neurologia, os 10 Efeitos Incríveis da Atividade Física na Saúde Mental!

  1. Sensação de Bem-Estar Exercícios físicos liberam neurotransmissores como a endorfina, dopamina e serotonina, responsáveis por nos deixar felizes e relaxados. Quem nunca sentiu aquela sensação de vitória após vencer a preguiça e se exercitar?
  2. Melhoria do Sono A atividade física regular contribui para a regulação do ciclo circadiano, promovendo um sono de melhor qualidade e mais relaxante.
  3. Injeção de Ânimo A liberação de endorfina durante os exercícios não apenas melhora o humor, mas também aumenta a produtividade e a capacidade intelectual.
  4. Memória e Aprendizagem A princípio os neurotransmissores estimulados pela atividade física têm um papel fundamental na regulação das funções relacionadas à memória e aprendizagem, melhorando nossa capacidade de reter informações.
  5. Atenção, Concentração e Foco O exercício físico melhora a atividade do lobo frontal do cérebro, aprimorando nossa capacidade de concentração e foco em diversas tarefas do dia a dia.
  6. Autoconfiança e Autoestima Além de melhorar o humor imediatamente, os exercícios também impactam diretamente na autoconfiança e autoestima.
  7. Antidepressivo Natural A atividade física regula a produção de neurotransmissores, desempenhando um papel importante na química cerebral e reduzindo os sintomas de depressão.
  8. Redução da Ansiedade Os exercícios estimulam a produção de cortisol, ajudando a controlar o estresse e reduzir a ansiedade, juntamente com a calma e clareza mental.
  9. Controle dos Impulsos e Disciplina A prática regular de exercícios aumenta o controle dos impulsos, promovendo mais disciplina em diferentes áreas da vida.
  10. Maior Velocidade do Processamento Cognitivo Exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea no cérebro, aumentando a velocidade do processamento cognitivo e protegendo o cérebro ao longo do tempo.

Recomendações da OPAS/OMS

Segundo recomendações da OPAS/OMS, adultos devem realizar atividade física moderada de 150 a 300 minutos por semana, enquanto crianças e adolescentes devem praticar cerca de 60 minutos por dia. Para os mais velhos, de antemão além da atividade física, é recomendado o treinamento de força para melhorar a capacidade funcional. Estudos que compararam pessoas que praticam atividade física com outras sedentárias encontraram melhores desempenhos em diversas funções cognitivas.

Então, se você ainda não incluiu a atividade física na sua rotina, é hora de começar! Lembre-se de iniciar gradualmente e escolher atividades que você realmente goste. A constância é a chave para colher todos esses benefícios incríveis para a sua saúde mental.

Logo depois, se você quer mais dicas e informações sobre saúde mental e atividade física, siga o médico neurologista Marcel Simis nas redes sociais @apan_oficial_neurologia e se precisar de um Help para encontrar um plano de saúde que tenha programas de manutenção de saúde, fale com nossos especialistas.

Conclusão

Desde já não perca mais tempo, comece hoje mesmo a cuidar da sua mente e do seu corpo através da atividade física!

fonte: Marcel Simis é médico neurologista, neurofisiologista, fisiatra e diretor da Associação Paulista de Neurologia (APAN – @apan_oficial_neurologia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *